Sustentabilidade

A OKI Brasil tem no compromisso com a sustentabilidade um de seus pilares de atuação, entendendo como sustentabilidade o equilíbrio da ação humana na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Nosso lema “Open up your dreams” reforça nosso desejo de uma sociedade onde as pessoas em todo o mundo vivam de forma plena e segura. E nosso compromisso é evidenciado por nossa política ambiental, uso racional de recursos naturais e avançado processo de logística reversa e reciclagem de resíduos eletrônicos, entre outros.


POLÍTICA AMBIENTAL

A OKI Brasil atua respeitando o meio ambiente e assumindo os seguintes compromissos:

  • Cumprir a legislação ambiental aplicável, as normas regulamentares e os demais requisitos subscritos pela organização que se relacionem aos aspectos ambientais;
  • Prevenir a ocorrência de danos ambientais decorrentes de suas atividades buscando a utilização de tecnologias ambientalmente adequadas no gerenciamento dos processos e na concepção de novos produtos;
  • Promover a utilização responsável da água e energia;
  • Promover o treinamento e conscientização de seus colaboradores internos e externos para atuarem com responsabilidade na conservação do meio ambiente e na busca de melhorias contínuas;
  • Estabelecer, revisar e acompanhar continuamente os objetivos e metas ambientais específicos de suas atividades.


SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E FABRICAÇÃO VERDE

A OKI Brasil dispõe de processos de manufatura em linha com rigorosos critérios ambientais.

Seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) reúne políticas, programas e práticas corporativas da empresa dedicadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental, incluindo o uso racional de recursos materiais, energéticos, hídricos e coleta seletiva, entre outros.

Este SGA é certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, com base na NBR ISO 14001:04, norma internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental.


Na sua fábrica em Jundiaí, a OKI Brasil está pronta a produzir equipamentos livres de chumbo, e outras substâncias tóxicas ao ambiente como o cádmio e cromo hexavalente, entre outros.

Sua experiência na fabricação de equipamentos ‘verdes’, aderentes à diretiva europeia RoHS (Restriction of Hazardous Substances - http://www.rohs.eu/), permite à OKI Brasil prover aos seus clientes produtos em linha com estas exigências, dispondo de maquinário industrial, componentes e tecnologias específicas desenvolvidas no Brasil e utilizadas na produção.

 

PACTO GLOBAL DA ONU

A OKI Brasil é uma empresa do Grupo japonês OKI que é signatário do Pacto Global da ONU desde 2010. 

 

RECICLAGEM E LOGÍSTICA REVERSA


A OKI Brasil dispõe de processo de destinação de resíduos eletroeletrônicos, em conformidade com as exigências. Visando a correta destinação ambiental dos equipamentos ao final de sua vida útil, a empresa possui um centro de reciclagem próprio, nas suas instalações fabris em Jundiaí.

O domínio deste processo é um importante diferencial da OKI Brasil, pois grandes clientes, entre empresas privadas e organizações governamentais, já incorporaram a preocupação com o descarte ambientalmente correto de seus ativos de TI como aspecto relevante na seleção de seus fornecedores.


CERTIFICAÇÃO ISO 14001

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da OKI Brasil tem certificação ISO 14001, norma reconhecida internacionalmente, que define os requisitos de um SGA efetivo. O SGA da OKI Brasil é auditado periodicamente por organismo independente.

CONTATOS DE PARTES INTERESSADAS

A OKI Brasil disponibiliza aos seus diversos públicos de interesse o email sustentabilidade@okibrasil.com, pelo qual pode atender a pedidos de informação, dúvidas, comentários ou sugestões sobre sua atuação socioambiental

 

PACTO GLOBAL DA ONU

 

 

PACTO GLOBAL DA ONU