OKI Brasil lança, na edição 2017 da APAS, inovações tecnológicas em autoatendimento e gestão de numerário

Empresa mostra nova tecnologia de vigilância por imagem com algoritmos avançados na prevenção de perdas em checkouts e selfcheckouts em parceria com a Gunnebo, e Tesoureiro Eletrônico Reciclador de alta performance que automatiza contagem, depósito e saque de cédulas junto com a Brink’s

A OKI Brasil mostra na APAS 2017 novidades tecnológicas que vão mexer com o varejo, como a inovadora solução Gunnebo Gatecash, integrada a um Selfcheckout da OKI Brasil (equipamento onde é o próprio cliente que faz as compras). Esta solução, que pode ser vista no estande da Gunnebo está sendo apresentada em primeira mão no país e inova na prevenção de fraude ao usar avançados algoritmos na vigilância por imagem que analisam em tempo real o comportamento dos consumidores.

 

Essa tecnologia, que será demonstrada em um checkout convencional e em um selfcheckout da OKI Brasil, revoluciona a prevenção de perdas a partir de análises de vídeos por um avançado algoritmo que identifica automaticamente se o consumidor, no caso do selfcheckout, ou a operadora do checkout convencional, executa alguma operação suspeita. A solução consegue perceber quando o produto é manuseado com seu código de barras obstruído, não voltado ao scanner ou de forma que ele não seja lido pelo equipamento e nem registrado junto ao sistema de automação comercial. Com isso, caso seja identificada uma ação suspeita, a ferramenta alerta a central de monitoramento, além de armazenar as imagens da venda para posterior auditoria.

 

O Selfcheckout da OKI Brasil otimiza espaço em loja, pois permite atender simultaneamente dois clientes em um espaço menor do que o ocupado por um único checkout convencional. Além disso, o produto auxilia a reduzir filas e pode operar 24x7, fornecendo aos consumidores uma opção de autoatendimento com agilidade, reduzindo custos operacionais. A OKI Brasil oferece soluções completas de automação de lojas, compostas por software, hardware e serviços em todo o território nacional.

 

Gestão eficiente de numerário

Em redes varejistas com grande movimentação financeira, uma gestão deficiente de numerário pode trazer perdas significativas e é para prevenir problemas desta natureza que a OKI Brasil leva para a APAS sua solução cash management associada ao tesoureiro eletrônico TCR-TG7, em conjunto com a Brink’s.

 

Este avançado equipamento, que já está sendo usado em um grande atacarejo brasileiro, automatiza e simplifica processos, trazendo melhorias significativas na gestão de numerário. A solução ainda reduz custos e torna os processos mais precisos e seguros, com diminuição do número de pessoal necessário na manipulação de numerário, que pode ser realocado para outras atividades nas lojas.  O TCR também apresenta a função de reciclagem, em que cédulas depositadas podem ser sacadas mais tarde. O equipamento aceita depósitos de notas em maços, executa a contagem com rapidez e ainda diferencia notas verdadeiras e falsas, substituindo a conferência manual nas tesourarias em diversos processos como, por exemplo, sangrias (fechamento de caixa). As notas depositadas também podem ser empregadas pelo varejista em retiradas controladas, com o registro de cada operação, acelerando processos como abastecimento de troco e outros pagamentos necessários no dia-a-dia da loja.  Outra funcionalidade muito utilizada é a troca de cédulas por outras de diferentes valores (troco a menor ou troco a maior). Pode-se, por exemplo, depositar uma nota de alta denominação e solicitar ao TCR que troque por notas de denominação menor, facilitando a geração de troco e mesmo o inverso, no depósito de notas de baixa denominação e liberação de notas de maior denominação no valor correspondente.

 

A proposta de valor da solução conjunta OKI Brasil e Brink’s é para gestão da tesouraria, que tem como  objetivo melhorar os processos internos do estabelecimento, reduzindo o custo total da operação.

 

Tanto no caso da solução Gatecash com o Selfcheckout, como no TCR-TG7 com a Brink’s, a OKI Brasil tem um grande diferencial que é a abordagem One-Stop-Shop, provendo aos varejistas uma solução ponta a ponta num único fornecedor hardware de alta disponibilidade, software e serviços, com cobertura e atendimento em todo o território nacional.

 

“A OKI Brasil busca constantemente trazer soluções tecnológicas e serviços inovadores e sintonizados com as necessidades do varejo nacional, mercado em que temos mais de 30 anos de experiência promovendo eficiência operacional para as grandes e médias redes supermercadistas”, afirma Flavio Montezuma, vice-presidente da Unidade de Negócios de Automação Comercial da OKI Brasil.

 

APAS – De 2 a 5 de Maio – Expo Center Norte – São Paulo - SP

Estande Gunnebo - Pavilhão Branco - Rua H / 12 / Estande 380

Estande Brink’s - Pavilhão Verde - Rua K / 7 / Estande 521