OKI Brasil destaca tecnologia de ponta em reciclagem de notas, biometria e soluções de mobilidade no CIAB FEBRABAN 2015

OKI Brasil destaca tecnologia de ponta em reciclagem de notas, biometria e soluções de mobilidade no CIAB FEBRABAN 2015

 

Soluções proporcionam eficiência operacional, alta disponibilidade e elevados níveis
de segurança para os bancos e experiência diferenciada para seus correntistas

 

São Paulo, junho de 2015 – A OKI Brasil mostrará no CIAB FEBRABAN 2015 como a tecnologia pode trazer ganhos de eficiência para os bancos dentro e fora do ambiente de agência, possibilitando novas interações, maior segurança e uma experiência diferenciada para os clientes.

 

Entre os grandes objetivos da empresa para este ano no CIAB FEBRABAN estão a demonstração de como funciona a reciclagem de notas, presente em ATMs e TCRs, recicladores para ambientes de caixa e tesouraria, apresentando os benefícios dessa tecnologia que permite manter elevados níveis de serviço com menor uso de numerário, com a diminuição nas reposições por transporte de valores; soluções de biometria para o setor financeiro, que aumentam a comodidade para o correntista ao mesmo tempo em que proporcionam uma diminuição drástica na ocorrência de fraudes, também trazendo mais segurança no acesso a ambientes controlados; e um novo posicionamento em serviços, mostrando como uma abordagem ponta a ponta pode prover às instituições financeiras níveis elevados de disponibilidade para seu parque de TI.

 

“Pela combinação de tecnologias de classe mundial com o profundo conhecimento do mercado brasileiro, a OKI Brasil busca desenvolver equipamentos, soluções e serviços que proporcionam eficiência aos negócios bancários e praticidade para o usuário, antecipando as necessidades dos bancos e de seus clientes”, afirma Wilton Ruas, diretor geral da OKI Brasil. Para prover as melhores soluções, a companhia investe cada vez mais em inovação e aprimora sua forte capacidade de integração tecnológica. “No ano de 2015, nosso objetivo é mostrar soluções voltadas para maior eficiência e segurança no ambiente bancário. Também mostraremos a integração de tecnologias de autoatendimento com o uso de dispositivos móveis em linha com a transformação no papel das agências, que passam a ser mais relacionais e que integram seu atendimento às estruturas multicanal dos bancos”, comenta.

 

A OKI Brasil estará presente com as mais modernas soluções de ATMs, biometria, tesouraria e terminais de caixa. O destaque no evento é a ATM Adattis Recycler, equipamento que permite que os depósitos feitos em dinheiro possam ser creditados em tempo real na conta do correntista, proporcionando maior eficiência operacional para os bancos com o reaproveitamento de cédulas depositadas. Esta tecnologia baixa de forma significativa os custos com transporte de valores e proporciona maior agilidade operacional aos bancos. Além disso, os mecanismos recicladores da OKI Brasil, que contam com uma tecnologia própria, oferecem ainda benefícios como alta disponibilidade no equipamento, maior velocidade de contagem de notas e elevada taxa de reconhecimento, validando se as cédulas são verdadeiras ou falsas.

 

Além disso, os cassetes (repositórios de notas) da Adattis Recycler são intercambiáveis com outros equipamentos OKI como o TCR TG7 (reciclador para o ambiente dos caixas e tesouraria dos bancos). Este é um importante diferencial, uma vez que este ecossistema reciclador OKI traz enorme agilidade para os bancos e melhores níveis de serviço para os correntistas. Por exemplo, numa situação com um ATM com poucas notas e um TCR no caixa completamente abastecido,
é possível trocar os cassetes entre o TCR e o ATM, sem precisar recontar as notas. Assim, o ATM fica abastecido e o TCR fica com um cassete liberado para aceitar novos depósitos. Outro diferencial da ATM Adattis Recycler está em seu cofre isolado, um compartimento blindado adicional para os cassetes, dentro do cofre principal, que dificulta o acesso às notas em ataques por explosão.

 

 

A empresa, já consolidada como um grande player no mercado de biometria, apresenta sua plataforma que possibilita aos bancos o uso da multibiometria, onde diversas tecnologias biométricas (face, finger e palm) podem atuar de forma independente ou combinada. A proposta é que os bancos possam operar com mais de um sistema biométrico, a partir de suas estratégias. Isso permite usar a biometria na abertura de contas – dentro e fora da agência – e na substituição ou complementação de sistemas de cartões e senhas, proporcionando ao cliente muito mais comodidade e conveniência, proporcionando segurança a todo o ambiente, impedindo as ocorrências de fraude bancária envolvendo identidades falsas.

 

Além de suas soluções em hardware e software, a empresa também demonstra suas soluções em serviços voltadas a garantir uma alta disponibilidade em ativos de TI, por meio da Gestão de Parques de ATMs, com monitoramento e manutenções com grande agilidade, tudo para garantir que os ATMS do banco proporcionem maior retorno em seu investimento. A empresa também mostra suas ofertas em redes e Telecom, proporcionando conectividade com baixos custos, com a oferta Rede como Serviço; e a sua solução de Gestão de Implantação de Agências, em que a OKI Brasil assume a coordenação de todos os fornecedores responsáveis por serviços de infraestrutura e utilities, para entregar uma agência completa operando segundo o cronograma planejado pelo banco, com custos competitivos.

 

 

EXPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES

Em seu estande, a OKI Brasil exibirá soluções e equipamentos dedicados a buscar ganhos operacionais e flexibilidade para as operações financeiras; prover uma melhor experiência para o cliente; aumentar a produtividade e segurança nos ambientes bancários. Confira a seguir as principais soluções apresentadas no CIAB 2015.

 

 

SOLUÇÕES EM ATMs

Adattis Recycler – equipamento que reaproveita as cédulas depositadas com o mecanismo reciclador OKI. O caixa eletrônico reconhece e certifica as notas, além de permitir que os depósitos, aceitos em maços de notas, possam ser creditados em tempo real na conta do cliente. Além disso, seus cassetes (repositórios de notas) são intercambiáveis com outros equipamentos da OKI Brasil, como o TCR TG7, aparelho reciclador para uso em ambientes de tesouraria e do caixa. Este é um diferencial exclusivo da OKI Brasil, pois este ecossistema de reciclagem de notas dá aos gerentes das agências enorme agilidade na reposição de dinheiro, reduzindo drasticamente erros de contagem na manipulação de notas.

 

Além do depósito de cédulas, o Adattis Recycler também mostrará um dispositivo para realizar o depósito de cheques sem o uso de envelopes, no qual a solução de software MDCheck realiza a captura a imagem dos cheques, iniciando seu processo de compensação no próprio ATM.

 

Adattis Mobicash – ATM para operações rápidas, incluindo saque. Com patente requerida no Brasil, a solução permite ao usuário iniciar a transação de saque fora da agência, em seu celular, e, após autenticação biométrica, finalizá-la rapidamente no Adattis Mobicash. Desta forma, a operação pode começar fora do ambiente bancário, com mais privacidade, segurança e comodidade para o cliente. Depois, basta aproximar um celular com a tecnologia NFC dainterface da ATM e validar a operação com a impressão digital para liberar o saque.

 

 

Adattis SuperFullATM multiuso completo, com funções como dispensador de notas, função depositário (com envelope), impressão e emissão de cheques e biometria. Traz comodidade e agilidade ao autoatendimento com múltiplas funcionalidades num único equipamento.

 

 

SOLUÇÕES DE BIOMETRIA

Gestão de Identidade Multibiométrica - um dos componentes da plataforma de Gestão de Identidade da OKI Brasil, a solução combina diferentes tecnologias biométricas que podem atuar de forma independente ou combinada. O uso conjunto de duas ou mais biometrias aumenta a segurança nas operações para correntistas e para os bancos, podendo agilizar as operações no ambiente de caixa e em ATMs, proporcionando mais conforto e comodidade.

 

Coleta Biométricaa solução permite a abertura de contas e o cadastramento de informações biométricas dentro e fora da agência. A operação é feita em um tablet que coleta impressão digital e a assinatura digitalizada do cliente.

 

Controle de Acesso – solução desenvolvida pela OKI Brasil, e com patente requerida, assegura que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a ambientes controlados. É o caso da tesouraria do banco, onde o acesso só é permitido nos horários programados e para as pessoas autorizadas. A solução consegue identificar automaticamente, por exemplo, se há uma terceira pessoa não autorizada no ambiente naquele instante, bloqueando o acesso aos cofres ou disparando um alerta para as centrais de segurança. Isso é viabilizado por um conjunto de câmeras e sensores biométricos que autorizam e monitoram a porta de acesso e o interior da tesouraria.

 

Reconhecimento facial – a OKI Brasil demonstra em sua ilha de biometria uma solução que reconhece o usuário pela face, o que pode, por exemplo, ser usado em ações voltadas a clientes VIP, no caso de atendimento na agência, e assegurar que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a ambientes controlados.

 

SOLUÇÕES PARA AGÊNCIAS e SOLUÇÕES EM SOFTWARE

TCR TG7o TCR TG7 (Teller Cashier Recycler, reciclador para retaguarda dos bancos, tesourarias ou para ambientes de caixa)é um reciclador de notas que apresenta um bocal de entrada e dois de saída, permitindo aos operadores grande agilidade em depósitos de notas, com todas as vantagens dos recicladores, como o reaproveitamento de depósitos para futuros saques e, como diferencial OKI, uma maior velocidade na contagem de notas e em sua validação (o mecanismo checa se a nota é verdadeira ou falsa). Seus dois bocais de saída também dão grande agilidade ao permitir que duas pessoas operem o equipamento simultaneamente. Seus cassetes também são compatíveis com o ATM Adattis Recycler, compondo o ecossistema de reciclagem de notas OKI.

 

SIGA o Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da OKI Brasil permite ao banco gerenciar o atendimento e as filas nas agências, administrar conteúdos exibidos e ainda coletar a opinião de correntistas sobre os serviços prestados. Traz ainda um módulo pelo qual o cliente faz a união da mobilidade com os serviços da agência, agendando um atendimento a partir do celular, o que permite um importante ganho de tempo na relação com o cliente.

 

Automanager - ferramenta de gestão de ativos e de processos que realiza funções como o monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica do banco. Executa uma varredura em tempo real de equipamentos e processos e dispara alertas quando há ocorrências que causem a interrupção no funcionamento de um equipamento, permitindo disparar manutenções preventivas ou corretivas, garantindo alta disponibilidade nos equipamentos e processos.

 

MDBank soluções para integração multicanal/multivendor de novas tecnologias e periféricos. Criadas com base em uma arquitetura orientada a serviços (SOA) facilitam a integração de novos componentes de hardware ou software no ambiente financeiro, baixando os custos operacionais e tornando mais amigável a convivência com o legado em TI dos bancos. Em um ambiente em constante mudança, são ferramentas valiosas para as instituições financeiras.

 

MDCheck – solução de autenticação de cheques que reconhece as informações do padrão CMC 7 (padrão de informações que autenticam do cheque). Rodando num ATM, permite depósitos de cheques sem envelopes e que podem ser compensados com agilidade muito maior do que em processos convencionais. O software reconhece automaticamente os valores e envia as imagens para um operador remoto, que valida e dá continuidade ao processamento do pagamento.
As imagens de alta qualidade são armazenadas para consultas futuras, garantindo a rastreabilidade de depósitos efetuados.

 

MDCheck Mobile – solução que permite fazer depósitos em cheque do escritório, de casa ou qualquer outro lugar. Basta tirar uma foto do cheque e o software processa, automaticamente, o reconhecimento das informações do padrão CMC 7, permitindo a compensação direta na conta bancária do cliente. Com isto, o cheque não precisará ser transportado fisicamente ou depositado. A solução tem o benefício adicional de minimizar custos com transporte de valores.

 

 

SOLUÇÕES EM SERVIÇOS

Monitoramento do parque de ATMs – a OKI Brasil pode gerenciar e monitorar em tempo real ativos, processos críticos e o autoatendimento, proporcionando maior disponibilidade e controle nas infraestruturas de TI e maior retorno sobre o investimento do banco.

 

Rede como Serviços – a OKI Brasil pode oferecer projetos customizados de outsourcing de redes, de acordo com as necessidades do cliente, cobrindo o desenvolvimento de projetos customizados, a oferta de ativos, além de gerenciamento, transição tecnológica e suporte das soluções, provendo redes de alta disponibilidade e com menores custos operacionais para os clientes.

 

Gestão de implantação de agências – a OKI Brasil pode assumir toda a complexidade do gerenciamento dos serviços de implantação de uma nova agência, coordenando o relacionamento com fornecedores de infraestrutura e utilities (energia, telefonia, etc.) para garantir as entregas e inaugurações dentro dos prazos e custos planejados, com alinhamento e integração de todos os processos.