Com lançamento da solução SIAC Restaurante, OKI Brasil leva eficiência operacional e melhor gestão fiscal para o ramo de alimentação

Com lançamento da solução SIAC Restaurante, OKI Brasil leva eficiência 
operacional e melhor gestão fiscal para o ramo de alimentação

 

Ferramenta facilita pagamentos, automatiza atividades da coleta dos pedidos 
ao pagamento, incorpora plataformas móveis e até conceitos de autosserviço

 

São Paulo, maio de 2016 – A OKI Brasil, que tem larga experiência em soluções de automação comercial no varejo, entra no segmento de restaurantes e redes de fast-food com uma nova ferramenta focada em trazer ganhos de eficiência aos clientes. Para este novo segmento, a empresa desenvolveu o SIAC Restaurante, ferramenta de software que automatiza todas as etapas do serviço ao cliente - registro do pedido feito pelo atendente, acompanhamento e preparo e montagem do prato feitos pelos cozinheiros e pagamento no caixa.

 

A solução pode ser adotada por restaurantes e lanchonetes, com serviço de comida por quilo ou por produtos vendidos por unidade e contribui para modernizar o atendimento, que incorpora a mobilidade ao substituir comandas em papel ou físicas pelo atendimento digital em tablets ou smartphones nas mãos dos atendentes. Os pedidos podem ser feitos por códigos ou ainda usando imagens de pratos e combos, para maior conveniência no atendimento.

 

O SIAC Restaurante ainda prevê a possibilidade de integrar ofertas de autosserviço. Estabelecimentos podem oferecer itens em prateleiras e o consumidor pode escolher o que deseja e registrar a venda de produtos como pratos, lanches e bebidas em selfcheckouts, equipamento em que é o próprio cliente que registra o que está comprando fazendo a leitura de códigos de barras dos produtos adquiridos, pagando com cartões de crédito ou débito, ou selecionando os produtos comprados por imagens que são exibidas em uma tela touchscreen do equipamento. Esta modalidade de atendimento pode ser feita de maneira combinada ao ambiente de restaurante ou lanchonete convencionais, mas de forma que os gestores dos estabelecimentos tenham uma visão gerencial centralizada do acompanhamento das vendas.

 

“A solução de frente de loja da OKI Brasil é completa e foi especialmente desenvolvida para o setor de restaurantes e fast food. Com ela, os empresários do ramo podem incorporar modernas tecnologias em seus sistemas, tornando-os mais leves, rápidos e produtivos”, ressalta Flavio Montezuma, diretor da Unidade de Negócios da Automação Comercial da OKI Brasil.

 

A solução pode trazer vantagens adicionais a estabelecimentos como supermercados, postos de gasolina, lojas de materiais de construção e outras redes de varejo que também tenham algum serviço de lanchonete em suas lojas: se estas usarem a plataforma SIAC, a solução de frente de loja da OKI Brasil, elas poderão administrar as suas vendas de comidas e bebidas também com uma visão única de suas operações, facilitando a gestão e monitoramento dos negócios.

 

Esta nova versão do SIAC já está disponível para o mercado brasileiro e pronta para atender às obrigações fiscais em todos os estados do Brasil, assim como todas as demais versões do SIAC de outros segmentos. “Isto é muito importante para as grandes redes com atuação nacional e que buscam soluções com esta capacidade: de conciliar as diferenças fiscais em todas as regiões do País”, completa Montezuma.

 

Outras vantagens da solução da OKI Brasil incluem:

 

  • Módulo para pagamento eletrônico integrado à solução, o que permite agilizar o pagamento com cartão (menos telas para concluir a operação) e minimiza a ocorrência de erros operacionais;

 

  • Registro do pedido pode ser feito no caixa ou na mesa, com smartphones e tablets. Também há a opção de pedido para viagem e a possibilidade de utilizar os equipamentos para o pré-atendimento (na fila);
  • Classificação de pedidos individualmente ou por mesa, com ou sem comanda física;

 

  • Nos pontos de venda (caixa ou smartphones/tablets), a seleção dos produtos pode ser feita por imagens, o que dispensa o gasto com leitores e etiquetas de código de barras.

 

Vale ressaltar que o SIAC Restaurante possibilita a gestão centralizada das vendas realizadas nos restaurantes. Pode-se, por exemplo, monitorar a performance de vendas por tipos de produto, categoria e loja/conjunto de lojas e acompanhar o fluxo de preparação na cozinha e na montagem de pratos, checando por monitores o tempo decorrido desde o pedido no PDV e a chegada à cozinha. “Com o SIAC Restaurante, a operação dos restaurantes se transforma, atingindo uma maior eficiência e garantindo a satisfação dos clientes. O gestor pode medir o nível de produtividade dos colaboradores pelo conjunto ou por etapa, identificando oportunidades de melhoria medidas pela ferramenta”, completa Montezuma.

 

Até o momento, a solução já está em utilização em lojas da rede varejista Hortifruti, da rede Perim e da rede de comida japonesa Sukiya.