Hortifruti inova no ponto de venda ao adotar etiquetas eletrônicas da OKI Brasil

Hortifruti Small.jpg

“Geraldo Barreto, gerente de projeto da Hortifruti, e Jose Alcimar Furlan, Gerente da loja Praia do Suá: união entre TI e negócios para criar uma experiência diferenciada no ponto de venda.”


Tecnologia com flexibilidade para exibir imagens, QR codes e conteúdos promocionais com atualização imediata, garante a coerência de preços entre gôndolas e no caixa, além de criar uma nova mídia para relacionamento com o cliente.

 

São Paulo, Julho de 2015 - A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, inclusive contribuindo para uma renovação no ponto de vendas, enriquecendo a experiência do consumidor.  Ao chegar a um supermercado, por exemplo, vamos até as prateleiras onde os produtos estão expostos, verificamos se o preço nos agrada e nos direcionamos até o caixa e esperamos que o valor da mercadoria cobrado seja o mesmo exibido. Nem sempre é o que acontece...

 

Para evitar este tipo de transtorno para seus clientes, ganhar uma enorme agilidade no controle e atualização de preços de seus produtos, e ainda criar uma nova mídia para veicular informações e marketing de seus produtos, a Hortifruti, maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, acaba de adquirir as soluções de etiquetas eletrônicas da OKI Brasil, que serão implantadas em todas as suas lojas. Além da atualização dinâmica e com gestão centralizada, as etiquetas serão usadas para destacar promoções e falar mais dos produtos, por exemplo, falando das propriedades antioxidantes de frutas, dos benefícios de cada alimento e muito mais.

 

A novidade está em linha com a estratégia da varejista de inovar constantemente para oferecer serviços de qualidade aos seus clientes.  Com essa solução, os preços podem ser atualizados em tempo real nas etiquetas, o que possibilita uma reação rápida da rede às mudanças de preços no mercado e oferece maior conveniência e transparência para consumidores. Ou seja, se, no modelo tradicional do varejo, seria necessário que um colaborador percorresse prateleiras para atualizar etiquetas impressas, o que poderia gerar a situação de descompasso entre o valor de prateleira e o valor cobrado no caixa, agora, por meio da alta tecnologia, é possível oferecer informações completas e atualizadas dos preços. A ferramenta é, ainda, um instrumento poderoso de marketing. Por ter uma interface gráfica, ela também pode anunciar promoções e fazer propaganda dos itens.

 

Segundo Geraldo Barreto, Gerente de Projetos da Hortifruti, “as etiquetas eletrônicas da OKI Brasil comprovam que a Hortifruti procura atualizar-se constantemente para prestar um serviço de excelência”. “Com um grande empenho de áreas distintas da rede, implantamos um projeto piloto em nossa unidade de Vitória (ES) e foi um sucesso. Um ponto importante e que foi essencial para o sucesso deste projeto foi a proximidade com a área de negócios, que acreditou no potencial desta tecnologia como um diferencial comercial para a nossa empresa. Agora, nossa meta é instalar as etiquetas em mais nove lojas esse ano e em todas as outras no ano de 2016. Dessa forma, nossos clientes têm acesso à atualização imediata de preços e às promoções de nossos produtos. Aquele velho problema de ter desconforto no caixa ao ser cobrado incorretamente é extinto com essa solução”, afirma o executivo.

 

“Ao apostar em nossas soluções de etiquetas eletrônicas, a Hortifruti adquire uma solução arrojada, moderna, de gestão centralizada de fácil instalação. Como utilizam baterias de alta duração e comunicação sem fio, podem ser implantadas em qualquer área da loja, inclusive em estabelecimentos que já estão em funcionamento, com grande agilidade. Além disto, a nossa Área de Serviços, que atua em todo o Brasil, está pronta a suportar a expansão da rede Hortifruti”, afirma Flavio Montezuma, diretor de vendas da OKI Brasil.

 

Os sistemas das etiquetas e dos PDV, ambos da OKI Brasil, são integrados. Dessa forma, a rede centraliza as informações de preços e tem suporte rápido para a resolução de possíveis problemas. O projeto, que começou em Vitória, com a adoção de 1200 unidades das etiquetas eletrônicas, ganha expansão para mais duas cidades ainda em julho: Niterói (RJ) – cuja loja foi reinaugurada no último dia 9 de julho – e São Paulo (SP). 

 

Sobre a rede Hortifruti

Líder no setor de hortifrutigranjeiros no país, a empresa tem 31 lojas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Especializada em frutas, legumes e verduras (FLV´S) de alta qualidade, a Hortifruti possui mais de 5.400 colaboradores, quatro centros de distribuição (dois no RJ, um no ES e um em SP) e uma frota própria com 239 veículos que transportam produtos do campo às lojas em até 24 horas. 

 A rede registra um fluxo mensal de 1,8 milhão de clientes, que consomem cerca de 16 mil toneladas de frutas, legumes e verduras (FLVs). O maior percentual de venda é da categoria de FLVs, seguido de mercearia e delicatessen; processados e carnes. A  empresa possui um cartão de crédito próprio, o Cartão Hortifruti, com 50 mil clientes ativos.